sexta-feira, 26 de outubro de 2018

DOMINADO PELO DESEJO!

"Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar." (Gênesis 4: 7).
Mas, como dominar meu desejo?
Sabemos que há quem tenha o desejo compulsivo da sexualidade, há quem não consegue vencer os impulsos de comer, outro, de beber bebidas fortes, cada um tem os seus desejos secretos, suas fantasias, que uma vez afloradas, se tornam compulsivas.
Caim, do texto acima, tinha o desejo de matar, matar seu próprio irmão! Mas quais eram as raízes desse desejo? Bem sabemos que não era por um mero prazer, mas por algo obscuro que o impulsionava, como a inveja e ódio! Pois ele não suportava ver seu irmão “prosperando” em ter a atenção maior e uma preferência maior de Deus do que ele.
Sabemos que Caim, não conseguiu dominar seu desejo! Pois matou Abel. E nós? Conseguimos?? Seria alguém perfeito, sem nunca ter errado?
Eu sempre fui de pensar que se não conseguimos dominar nossos atos, ao menos, deveríamos tentar dominar as nossas intenções, ou, nossa vontade, nosso desejo..., como dizem: “A intenção é que vale”!
Tiago assegura: "De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?" (Tiago 4: 1). Ou seja, se há alguma satisfação, deleite, ao qual busquemos, seja por puro prazer ou por necessidade duma força maior, como fome e pobreza, ou por mera cobiça..., o certo é que somos escravos de nossos desejos por mais santos que pareçamos ou pensemos ser. O que nos coloca em constantes atritos! Verdadeiras guerras entre nós!
Isso pode soar polêmico, mas o óbvio é que somos todos escravos de algum impulso, mesmo que não admitamos isso, mas ninguém é perfeito perante Deus, mesmo, que por mais fé possa ter e expressar, pelo que concluímos: "Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós." (1ª João 1: 8)...
 Tanto é que Paulo evidencia: "Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia." (Romanos 11: 32), em outras palavras, ninguém é tão perfeito que possa descriminar alguém só porque este tropeça em suas compulsões. Não podemos apontar o dedo! Uma vez que Deus justifica a cada qual conforme as Suas próprias intenções conforme Lhe convém.
Porém, Tiago vai mais longe! Ao apontar algo que nos constrange a lógica: "Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã." (Tiago 1 : 26), em outras concepções, poderíamos entender que é inútil alguém ter fé em Deus, se não há interesse em buscar dominar seus próprios desejos, seus impulsos e seus julgamentos, como Tiago também declara: "Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal." (Tiago 3: 8).
Quando Tiago fala em “língua”, ele está se referindo à propensão de defesa e ataque, mediada pela disposição da intensão, já que Jesus também declarou: "Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca." (Mateus 12: 34). Sendo o coração donde brotam desejos e ações.
Bem sabemos que podemos nos santificar limpando o nosso coração com o desejo de vida eterna. Almejar as coisas celestiais significa antes de qualquer coisa, buscar por uma mudança, como adverte Paulo: "Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também." (Efésios 2: 3), indicando que pela graça já não pertencemos mais aos impulsos da escravidão, porém, qual a evidência disso?
Simples: “Quem já é espiritual, estando na vontade de Deus, cogita de coisas espirituais, como quem é ainda é carnal, pertencente a Satanás, cogita de coisas carnais”! Pelo que se pode ler: "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." (1ª Coríntios 2: 14), e Pedro assegura: "Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma;" (1ª Pedro 2: 11).
Em outras palavras, os impulsos do corpo humano, quando não disciplinados pelo interesse em coisas celestiais a fim de desenvolver uma conexão com o transcendente, estes impulsos prevalecendo, matam a nossa alma e a nossa sensibilidade para perceber a vontade de Deus para continuar nos planos divinos, ao ponto, de que com a satisfação da “carne”, nos enganamos achando que estamos fazendo a nossa vontade quando em verdade estamos agradando àquele que não quer que despertemos para a realidade da presença divina, como Jesus adverte: "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira." (João 8: 44).
Ou, toda ilusão dos prazeres terrenos submerge para a perdição com valores que definem a nossa intenção. Quando conseguimos ter outros valores, mesmo que nos pareçam impossíveis, como declara Paulo: "Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim." (Romanos 7 : 20), portanto, só o fato de nos auto-reprovarmos após algum erro que acusa a consciência, pois cogitamos, ou, gostaríamos de fazer aquilo que agrada a Deus sinceramente, isso nos desconecta automaticamente da condenação que nos sobreviria se aprovássemos os nossos impulsos como se fossem coisas corretas. Ao que Paulo assegura: "E por que não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa." (Romanos 3: 8).
Enfim, é óbvio que não somos perfeitos e não merecemos os céus, mas o fato de haver em nós algum esforço por ter interesse em Deus e valores celestiais, isso nos esquiva da condenação caso aprovássemos a nossa escravidão aos desejos.
Concluindo, somos todos escravos de algum tipo de satisfação, porém, como reagimos a essa escravidão, seja com arrependimento ou vergonha, isso nos recondiciona nos propósitos divinos para a nossa vida. E com isso, para a nossa inclusão ao povo eleito, que, diga-se de passagem, não é perfeito, mas busca se “limpar” na graça de Deus, como declara Apocalipse: "Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda." (Apocalipse 22: 11).
Pensando nisso, envolvidos no lamaçal dos interesses humanos, seríamos porcos? Ou melhor, desinteressados? Não levando a sério a Deus?!  Ou somos cães? Ou melhor, aqueles que desistem da fé? Apostatas?! Pois Jesus assegurou: "Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem." (Mateus 7: 6), ou seja, os porcos fazem pouco caso e os cães traem! Mas as verdadeiras delícias espirituais, o banquete da verdade, e os mais profundos mistérios da vontade divina e do Reino de Deus só serão revelados e concedidos para aqueles que não ponderam em permanecer nestes dois grupos de cristãos com perfil de Judas Iscariotes...
Portanto, um pouquinho de cada vez, perseveremos em levar Deus a sério! Isso fará uma diferença profunda em nossa vitória, pelo que relembro: "Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam." (1ª Coríntios 2: 9), se há algum prazer agora? Que dirá, porém o prazer daqueles dias? Quando as virtudes dos céus nos inundarem por às desejarmos mais do que as da Terra? Valorizemos isto!
Pra finalizar, quero ainda incrementar uma última interpretação: "E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono." (Apocalipse 12: 5), Jesus está agora nos céus, não para reinar com violência, mas com uma instrução e sabedoria que acrescentam repreensões e sofrimentos aos seus discípulos nas suas lutas contra a carne, ou, contra os desejos humanos, pelo que Hebreus já advertia: "Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado." (Hebreus 12:4), e quem adquire este conhecimento de Deus, aceitando o reinado de Jesus na sua vida, não pode tornar-se violento, mas sim um sofredor, pelo que Jesus advertiu: "Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se, virá o senhor daquele servo no dia em que o não espera, e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis." (Lucas 12 : 45-46),... 
Ou seja, convém seriedade, com um conhecimento que traz dor e sofrimento, ("Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor." Eclesiastes 1 : 18, e ainda: "Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus." Atos 14 : 22), porém, sem que façamos julgamentos precipitados ou tenhamos preconceitos com acepção de pessoas, mas que tenhamos sim, compreensão e façamos sacrifícios espirituais, como orações, por aqueles que não enxergam o que estão perdendo por não aderirem a uma disciplina espiritual de valores mais sublimes, pois tal atitude de misericórdia e conselho, é o que Deus espera de seus embaixadores aqui no presente mundo.

Você compreende? Deseja isso? Amém. 

sábado, 6 de outubro de 2018

OLHA PRA MIM! ESTOU AQUI...

Pessoalmente, detesto telefonar para minha mãe em horário de novela! É uma tristeza, além dela não entender o que estou falando, tenho a sensação que não sou importante para ela, pois ela fala comigo, mas a atenção dela está na televisão!
Em dias de WhatsApp, Instagram, Facebook, Messenger, Hangousts, Google +, quer dizer, essas são apenas as redes sociais em que eu tenho conta e gerencio, talvez, você tenha muito mais que eu, mas, não há nisso uma certa ilusão e perda de tempo? Já ouve canções em que se dizia: “Deus, por favor, apareça na televisão” – Gil. Enfim, nesta “ocupação toda”, ou, distração, em dias atuais, não teríamos de cantar: “Deus, por favor, apareça no Smartphone”?
Para Marta, que andava atarefada com as coisas de dona de casa, e queria que sua irmã Maria lhe ajudasse, porquanto estava ociosa aos pés de Jesus, para Marta, Jesus disse: "E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada." (Lucas 10: 41-42)...
A pergunta que fica é: Assim como Maria, escolhemos nós também a boa parte? Ou fazemos conforme já dizia Salomão: “Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade. Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol? Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece. Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu. O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo os seus circuitos. Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr. Todas as coisas são trabalhosas; o homem não o pode exprimir; os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos se enchem de ouvir. O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol. Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós. Já não há lembrança das coisas que precederam, e das coisas que hão de ser também delas não haverá lembrança, entre os que hão de vir depois.” (Eclesiastes 1: 2-11).
Bem, se você já chegou à conclusão de que “a boa parte” é adquirir conhecimentos de Deus e ser cheio de sabedoria, compreendendo as palavras e maravilhas de Deus, se enchendo de entendimentos bíblicos e teológicos,... Convido-lhe para prosseguir a leitura:
“E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar. Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito. Aquilo que é torto não se pode endireitar; aquilo que falta não se pode calcular. Falei eu com o meu coração, dizendo: Eis que eu me engrandeci, e sobrepujei em sabedoria a todos os que houve antes de mim em Jerusalém; e o meu coração contemplou abundantemente a sabedoria e o conhecimento. E apliquei o meu coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras, e vim a saber que também isto era aflição de espírito. Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor.” (Eclesiastes 1: 13-18).
E agora? Qual é a boa parte mesmo? Samuel nos dá uma pista: "Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros." (1ª Samuel 15: 22), mas a pergunta que fica é: Quais são as ordens de Deus? O que Deus fala? Como ouvi-lo? O que Deus acaso estaria dizendo para que eu pudesse obedecer? Afinal, não temos a sorte que teve Maria de poder contemplar a presença física de Jesus...
Quero lembra-lo também do que sucedeu a Elias: “E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR. E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto; e depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada. E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?” (1ª Reis 19 : 11-13).
Então, o que Deus está sussurrando em espírito ao teu coração para que você entenda de qual é essa boa parte, esta coisa valiosa que não podemos perder em nossa caminha de fé a fim de alcançarmos a salvação?
Jesus também advertiu: "O que vos digo em trevas dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados." (Mateus 10: 27).
Porém, a inquietação continua; o que estaria Jesus dizendo ao pé-de-ouvido? O que Deus estaria requerendo de nós para que gritássemos aos demais? Com megafones e alto-falantes das tribunas, ou de qualquer lugar a que se dê atenção?
Se você acha que eu tenho a resposta pronta, cruel engano! Não a tenho! Você mesmo terá de ter um particular com Deus para ver o que Ele está esperando de ti! Você teria tempo para se desligar do demais, silenciar, e ouvir o sussurro divino? Aquilo que há tempos Deus está querendo lhe dizer, mas você anda tão distraído com esse mundo e suas preocupações que Deus já está perto de concluir que Ele realmente não é tão importante para ti? Que a Salvação e toda sorte de bênçãos que a acompanham, já não tem valor para ti?
Lembre-se do que ensinou Jesus: "E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição;" (Lucas 8: 14), enfim, seria o seu caso? Deus continuamente “falando, lançando sementes do Reino em sua vida”, e você fazendo pouco caso, ao invés de servi-lo, apenas deseja que Ele lhe satisfaça, e assim, sem de fato se comprometer com algo mais profundo acerca de Deus?
Não vou me estender mais,... Apenas quero dar ainda uma sugestão de solução para este problema! E ela está contida no seguinte: "Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente." (Mateus 6: 6), ou seja, tente “falar sozinho”, às escondidas! Como se ninguém pudesse ouvi-lo! Tenho certeza absoluta que é esse particular com “o invisível” que Deus está esperando da grande maioria, aliás, de você! Para que Ele possa entrar em ação e tomar conta da sua vida para que tudo lhe dê certo, inclusive, a salvação da tua alma!...
A vida eterna é oferecida por Deus! Mas ela está condicionada em dar valor e prestar interesse atento em Deus! Como disse Paulo: "Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje." (Romanos 11: 8), mas a partir de agora, “hoje”, tenho certeza que você distinguirá e discernirá corretamente a vontade de Deus para a sua vida... Afinal, também disse Jesus: "E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos." (João 10: 4-5).

Conclusão: Jesus está sussurrando algo parta ti! Como também para mim! Porém, daremos valor? Isso nos atrai? Importa a vontade de Deus? Ou, entregaremos tudo ao acaso, ao automático, e não teremos um relacionamento pessoal com Deus e perderíamos a promessa para aqueles que atentam ao culto racional, ao culto consciente, lúcido e proposital em louvor a Deus? Promessa que destaca: "Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam."  (1ª Coríntios 2: 9), enfim, vamos amar a Deus de verdade? E com todas as nossas forças? Eu vou tentar, espero que você também! Então me dê licença, que agora preciso “falar sozinho”! Amém. 

COMO TER SUCESSO NA VIDA

"Toda mulher [ou pessoa] sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos." (Provérbios 14: 1). Hoje, quand...